A imagem e o gesto : fotobiografia de Carlos Marighella by Vladimir Sacchetta

A imagem e o gesto : fotobiografia de Carlos Marighella by Vladimir Sacchetta

By Vladimir Sacchetta

Show description

Read Online or Download A imagem e o gesto : fotobiografia de Carlos Marighella PDF

Similar nonfiction_7 books

Additional resources for A imagem e o gesto : fotobiografia de Carlos Marighella

Example text

A resistência armada à ditadura, que teve em Marighella uma de suas mais importantes lideranças, rapidamente se espraiou por todo o país. Jovens e velhos militantes abraçavam com entusiasmo esse exemplo de rebeldia. Os revolucionários brasileiros, naquele final de década, irmanavam-se ao espírito de rebelião que incendiava toda a América Latina e alimentava as lutas de libertação anticolonial na Indochina e na África. Clara Charf ” 55 Gama e Silva (à esquerda), ministro da Justiça, anuncia o Ato Institucional número 5 (AI-5) em 13 de dezembro de 1968, e o Jornal do Brasil (página e detalhe), por meio de metáforas, denuncia a censura.

1965 – Publica o livro Por que resisti à prisão. 1966 – Escreve o ensaio “A crise brasileira”. 10/12/1966 – Demite-se da Comissão Executiva do PCB. Maio/1967 – Por grande maioria é eleito secretário político do Comitê Estadual de São Paulo do PCB. Junho/1967 – Escreve “Crítica às teses do Comitê Central”. Sem informar a direção do PCB, cuja autoridade não reconhece mais, vai a Cuba participar da Conferência da Organização Latino-Americana de Solidariedade (OLAS). Setembro/1967 – É expulso do PCB.

SPINDEL, Arnaldo. O Partido Comunista na gênese do populismo. São Paulo, Símbolo, 1980. CRÉDITOS DE FOTOGRAFIAS As fotografias publicadas neste livro são fruto de pesquisa desenvolvida com a colaboração da família e dos companheiros e amigos de Carlos Marighella. Com exceção das imagens publicadas nas páginas 40/41 (Agência O Globo), 46 – canto inferior, à esquerda – e 48 (Agência JB/Brás Bezerra), 52/53 (Agência JB/Alberto Ferreira) e 61, superior e inferior (N Imagens/Nair Benedicto), todas as demais pertencem ao Acervo Iconographia, Arquivo Nacional e Arquivos do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Download PDF sample

Rated 4.92 of 5 – based on 19 votes
Comments are closed.